Wada Kyûtarô

Foto de Wada Kyûtarô

Wada Kyûtarô (和田久太郎, 1893-1928) foi um anarquista, ativista do movimento trabalhista e compositor de haiku natural da província de Hyôgo. Nasceu em uma família com pouca margem financeira e possui constituição física frágil, o que o impediu de frequentar adequadamente a escola. Após abandonar a escola, começar a aprender o ofício de artesão, mas logo em seguida se muda para Ôsaka e se torna aprendiz em uma loja de corretagem. Nesta mesma época começa a se interessar pelo haiku e pelos movimentos políticos de então.

Posteriormente, filia-se à Baibunsha e aprofunda seu relacionamento com Ôsugi Sakae (1885-1923) e Sakai Toshihiko (1871-1933). Durante seu envolvimento político mais ativo, atuou como um sindicalista revolucionário trabalhando nas mais diversas áreas em condições insalubres com o intuito de difundir a propaganda de sua ideologia.

Após o assassinato de Ôsugi, Wada, no ano seguinte, tentou se vingar, sem sucesso, ao atentar contra a vida do Comodoro Fukuda Masatarô (1866-1932), que era quem o autor acreditava ser o mandante do assassinato. Pouco depois é preso e levado a julgamento em que é condenado a prisão perpétua e trabalhos forçados. Contudo, no ano seguinte, recebe indulto imperial e sua pena passa a ser de vinte anos de aprisionamento. Contudo, em 1928, aos 35 anos, tira sua própria vida em cárcere.

Obras Disponíveis