Tosaka Jun
Tosaka Jun (戸坂潤, 27/09/1900–09/08/1945) foi um filósofo e ensaísta japonês nascido em Tóquio. Estudou na Universidade Imperial de Quioto, onde foi discípulo do renomado filósofo Nishida Kitarô. Inicialmente associado à Escola de Quioto, Tosaka se afastou da orientação idealista do grupo e passou a desenvolver um pensamento marxista crítico e independente, no qual buscava articular a dialética materialista com a tradição filosófica ocidental moderna.
Ao longo da década de 1930, destacou-se por suas críticas ao nacionalismo, ao militarismo e à ideologia dominante no Japão Imperial. Atuou intensamente como intelectual público, escrevendo em revistas e jornais de esquerda, sendo também próximo do movimento proletário. Sua postura crítica o tornou alvo de perseguições políticas, sendo preso diversas vezes por suas opiniões e escritos.
Em 1944, durante o período de repressão crescente por parte do governo japonês, foi novamente detido com base na Lei de Preservação da Paz. Permaneceu preso até o fim da vida e falaceu no dia 9 de agosto de 1945 possivelmente vítima de nefrite aguda devido à desnutrição e à sarna.