Sakai Toshihiko
Sakai Toshihiko (堺利彦, 25/11/1871-23/01/1933) foi um tradutor, escritor e ativista japonês natural do que hoje é a província de Fukuoka. Nasceu como terceiro filho de uma família de samurais falidos. Após se formar no ensino básico em Fukuoka, mudou-se para Tóquio para estudar para os exames de admissão universitários. Entretanto, foi expulso da escola preparatória por não pagar as taxas escolares. Após sua expulsão, trabalhou como repórter de jornal e professor em Osaka e Fukuoka, além de ter começado a escrever romances para se estabelecer no mundo literário.
Durante a Guerra Russo-Japonesa, foi um defensor anti-guerra e, após o jornal em que trabalhava mudar de posição, se despediu e, junto a Kôtoku Shûsui (1871-1911), fundou a Heiminsha e começou a publicar o jornal Heimin shinbun. Neste, avivou suas teorias anti-guerra e começou a difundir o movimento socialista. Em 1904 publica, também junto a Kôtoku, a primeira tradução do Manifesto Comunista nas folhas do Heimin shinbun.
Em 1931 sofre uma hemorragia cerebral e entra em um período de convalescença. Nos anos seguintes sua saúde deteriora e em 1933, aos 62 anos, faleceu em sua residência em Tóquio